quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Empadinhas Protéicas

Oi, bunitas!
Hoje fui brincar na cozinha... e fiz empadinhas!
Eu sempre digo por aí q eu tenho q ter a impressão de estar comendo porcarias... bolo, empada, churrasquinho... Então eu acabo transformando o rango da dieta em algo mais aprazível, pq convenhamos, peito de frango desfiado e serragem são parentes próximos. E não dá pra comer prato de serragem com folhas e batata doce todo dia.

Enfim, vamos às empadas!
essa receita eu vi numa revista, originalmente a massa era feita com batata comum pra fazer uma torta. Só substituí por mandioca ou batata doce e acrescentei mais ricota do que tubérculo. Nem acredito no tanto q ficaram boas!!! podem fazer! Eu agarantio! E são bem mais fáceis de transportar e comer por aí.


As duas da esquerda são de queijo/ricota. As outras são de frango. Todas deliciosas. A massa deu para 10 empadas do tamanho dessas de lanchonete.
Calculando por alto, pra cada empada são 20gr de mandioca, 20gr de ricota, uns 20, 25gr de frango... o resto são os complementos.

Receitinha da massa:

200 gr de ricota
200 gr de mandioca ou batata doce. (nessa foto estão as de mandioca)
1 ovo
2 colheres de farinha integral

amasse as mandiocas (ou batatas doces) e a ricota com um garfo. Misture todos os ingredientes, amasse bem para se misturarem direitinho. Eu usei a mão. Aí é só forrar as forminhas. Não precisa untar, ela soltam facilmente usando uma ponta de faca em volta da forminha.

Pro recheio:

1 cebola pequena
1 tomate picado
uns 200, 250 gr de peito de frango desfiado. (eu usei aquele q vem congelado, já desfiado. Preguiça)
cheiro verde e sal a gosto
1 colher de creme de ricota, cream cheese ou requeijão light (uma sugestão pra ficar mais cremoso, eu não coloquei)

refoguei a cebola e o tomate picado sem sementes em pouquiiiiinho de azeite e um tiquim de sal com alho. Coloquei o frango e refoguei bem, pra "pegar gosto", pq esses desfiados congelados são meio sem sabor. Se preferir coloque um pouco de caldo de galinha ou legumes, mas deixe o caldo secar pro recheio não ficar muito molhado. Coloquei uma colher de milho verde e cebolinha picada pra colorir.

O recheio de queijo:

recheadas as empadas, quebrei um ovo pra pincelar com a gema por cima.. aí fiquei olhando pro ovo... o ovo olhando pra mim.. Aí misturei umas duas colheres de ricota amassada, cebolinha e uma pitada minúscula de queijo parmesão ralado pra realçar o sabor de queijo e recheei duas empadas com essa mistura. Ficaram 2 deliciosas empadinhas de queijo.



Obviamente, podemos rechear com qq coisa, né? Ricota com peito de peru, espinafre, com legumes, ricota com damasco (quero fazer essa)... A Janyne tb deu ótimas sugestões: ricota+banana+canela, maçã com canela, de prestígio: com leite condensado protéico da lari, cacau em pó e coco ralado sem açúcar,

Dependendo do recheio, tem o detalhe da massa... pras empadas doces, talvez deva ser melhor ricota sem sal ou com pouco sal... batata doce na massa. Vamos descobrindo!


Detalhe: eu NUNCA tinha feito uma empada na vida, eu não sei cozinhar direito, sou uma negação!
O que essas saradas não fazem comigo, viu? Amo vcs.

beijos com queijos!

11 comentários:

  1. GENIALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    NOSSAAAAA que deliciaaaaaaaaaaaaaaaa uhul amigaaaa, que coisa maraaaaa!!!
    PARABENS< ta muito minha pupila hein????

    AMEI, parabens!

    bjbjbjj

    ResponderExcluir
  2. Livinha, já falei que estou aqui graças à vc e ao seu post salvador lá no "Meninas", né? kkkkkkkkkkk
    Tamo junto!
    valeu!
    bju

    ResponderExcluir
  3. AMEI AMEI AMEI AMEI AMEEEEEEEE! Preciso fazer *-* vou comprar as formas! e salvar o link desse post nos meus favoritos hahaha

    ResponderExcluir
  4. Ba..Ana Paula...deve ter ficado muito boa mesmo..vou fazer !!! beijo sua maluquete!

    ResponderExcluir
  5. Janyne, sijoga e me conta dos recheios. Huhuhu! bj

    huaehueauaauh!!!
    Carolzitas, ficaram muito boas. Faça um dia e me conta!
    bjus!

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer amanhã msmooooo e tirar fotos tbm kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. kkk.. vai nessa, Lili!
    E me conta como ficaram!
    bjus!

    ResponderExcluir
  8. adorei.... e vou fazer. Vou a feira comprar mandioca... ricota eu tenho em casa.
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Pré treino do maridão hoje!!!obrigada.

    ResponderExcluir
  10. me pareceu excelente!!! Vou testar durante a semana!

    ResponderExcluir
  11. bom dia amei as receitas qual é o tamanho dessas formas onde eu encontro na internet?

    ResponderExcluir