quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Empadinhas Protéicas

Oi, bunitas!
Hoje fui brincar na cozinha... e fiz empadinhas!
Eu sempre digo por aí q eu tenho q ter a impressão de estar comendo porcarias... bolo, empada, churrasquinho... Então eu acabo transformando o rango da dieta em algo mais aprazível, pq convenhamos, peito de frango desfiado e serragem são parentes próximos. E não dá pra comer prato de serragem com folhas e batata doce todo dia.

Enfim, vamos às empadas!
essa receita eu vi numa revista, originalmente a massa era feita com batata comum pra fazer uma torta. Só substituí por mandioca ou batata doce e acrescentei mais ricota do que tubérculo. Nem acredito no tanto q ficaram boas!!! podem fazer! Eu agarantio! E são bem mais fáceis de transportar e comer por aí.


As duas da esquerda são de queijo/ricota. As outras são de frango. Todas deliciosas. A massa deu para 10 empadas do tamanho dessas de lanchonete.
Calculando por alto, pra cada empada são 20gr de mandioca, 20gr de ricota, uns 20, 25gr de frango... o resto são os complementos.

Receitinha da massa:

200 gr de ricota
200 gr de mandioca ou batata doce. (nessa foto estão as de mandioca)
1 ovo
2 colheres de farinha integral

amasse as mandiocas (ou batatas doces) e a ricota com um garfo. Misture todos os ingredientes, amasse bem para se misturarem direitinho. Eu usei a mão. Aí é só forrar as forminhas. Não precisa untar, ela soltam facilmente usando uma ponta de faca em volta da forminha.

Pro recheio:

1 cebola pequena
1 tomate picado
uns 200, 250 gr de peito de frango desfiado. (eu usei aquele q vem congelado, já desfiado. Preguiça)
cheiro verde e sal a gosto
1 colher de creme de ricota, cream cheese ou requeijão light (uma sugestão pra ficar mais cremoso, eu não coloquei)

refoguei a cebola e o tomate picado sem sementes em pouquiiiiinho de azeite e um tiquim de sal com alho. Coloquei o frango e refoguei bem, pra "pegar gosto", pq esses desfiados congelados são meio sem sabor. Se preferir coloque um pouco de caldo de galinha ou legumes, mas deixe o caldo secar pro recheio não ficar muito molhado. Coloquei uma colher de milho verde e cebolinha picada pra colorir.

O recheio de queijo:

recheadas as empadas, quebrei um ovo pra pincelar com a gema por cima.. aí fiquei olhando pro ovo... o ovo olhando pra mim.. Aí misturei umas duas colheres de ricota amassada, cebolinha e uma pitada minúscula de queijo parmesão ralado pra realçar o sabor de queijo e recheei duas empadas com essa mistura. Ficaram 2 deliciosas empadinhas de queijo.



Obviamente, podemos rechear com qq coisa, né? Ricota com peito de peru, espinafre, com legumes, ricota com damasco (quero fazer essa)... A Janyne tb deu ótimas sugestões: ricota+banana+canela, maçã com canela, de prestígio: com leite condensado protéico da lari, cacau em pó e coco ralado sem açúcar,

Dependendo do recheio, tem o detalhe da massa... pras empadas doces, talvez deva ser melhor ricota sem sal ou com pouco sal... batata doce na massa. Vamos descobrindo!


Detalhe: eu NUNCA tinha feito uma empada na vida, eu não sei cozinhar direito, sou uma negação!
O que essas saradas não fazem comigo, viu? Amo vcs.

beijos com queijos!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A velha desculpa...

TEMPO!!!

Claro que eu sou muito desorganizada, mas não há nada nesta galáxia que me faça entender o que eu consigo fazer com o meu tempo. Os minutos escorrem pelos meus dedos. Então, além dos resultados estéticos, uma rotina de treinos e alimentação balanceada tb vai me ajudar a colocar ordem no meu dia. Senão vai ser dinheiro jogado fora. Claro q eu não tô vendo nessa nova rotina q eu quero adotar uma tábua de salvação pra minha desordem, mas tudo tem um começo, não é? Quero é ficar delícia! Huhaeeahuaehuaeueahu!!!!

Mas a última semana foi phoda... Tipo q eu resgato cachorros de rua. E uma amiga encontrou uma cachorra pitt bull q tava sendo maltratada pelos seus donos e tava abandonada num canil minúsculo na casa onde vivia. O dono dela é viciado em crack. Enfim, ela mora em apartamento, tem um filho pequeno e não tinha onde enfiar o animal. Aí eu ofereci hospedagem aqui em casa até q ela arrumasse uma nova casa pra ela. Eu tenho meus vira-latas, tenho pitt bull tb, tenho basset e eu não queria ficar com uma cachorra adulta pq ia dar briga. Sempre dá.

O problema é que a menina não deixou uma cadela aqui... deixou um animal moribundo. Quando eu cheguei do trabalho e vi, quase caí dura... o animal tava um cacareco.. problemas de pele, magra, pele e osso e um câncer na mama que tava sangrando, uma hemorragia q não parava. Aí eu liguei pra ela e disse que tinha um foco de doenças aqui em casa pra contaminar meus bichos. Pedi pro veterinário q eu conheço vir aqui e dar um diagnóstico. Ele ficou chocado e disse q eu sou maluca de aceitar um bicho doente em casa... o problema é q a cachorra já tava confiando em mim, abanava o rabo, ficava feliz quando me via.... minha filha não largava dela. Mas ele disse q o tratamento ficaria caríssimo e q nem poderia funcionar... a minha amiga q largou essa bomba aqui não tinha condições... coitada, ela só queria ajudar, mas o buraco era mais embaixo. Por fim, 3 dias depois ela foi sacrificada aqui em casa... minha filha chora até hoje, dias depois... eu queria ter tirado uma foto dela, mas não tive coragem. Não quero ver aqueles olhos nunca mais. Senti-me uma traidora. Mas acabou. Fim.

Mudando da água pro vinho, hoje fui ao cardiologista fazer um check up, um punhado de exames... sangue, eletrocardiograma, tireóide, blá, blá... Essas coisas de véia. Vou à duas academias amanhã ver o ambiente e consultar sobre os serviços de personal. Tb pedi uma dica a um amigo prof. de educação física sobre um bom personal. Aí marcarei com uma nutri daqui de BH que dizem que é fera. E como vcs dizem: vamo que vamo!

Eu tô até agora matutando sobre algo que o cardiologista me disse hoje:

"O segredo da juventude consiste em ter um bom coração"

Trocadilho bom esse, não???
Cara esperto.

Beijos pra vcs, suas gostosas!
Ah, eu sou hetero.
Haheheahaaehuaehuaehu!!!
preciso postar mais vezes pra não escrever esses testamentos.